top of page

MODELAGEM 3D

Na  Modelagem 3D, existe "basicamente" 2 formas de se trabalhar, uma é a Modelagem, na qual se segue um processo mais projetual, no qual se inicia em um software, como Maya ou 3D(por exemplo) com uma modelagem básica em Low Poly (poucos polígonos) depois vai se acrescentando mais polígonos deixando a malha High Poly, ou pode se optar pela Escultura em programas como Zbrush que funciona de forma bem parecida com a modelagem tradicional em Clay ou argila, e posteriormente se faz a retopologia.

MODELAGEM TRADICIONAL

A modelagem tradicional também é uma boa forma de se observar o volume do personagem de forma física e tátil. Geralmente é criada uma estrutura base de sustentação depois blocada uma massa. Depois é dado definição e detalhamento.
 

A modelagem tradicional hoje se da como um elemento muito utilizado pelas empresas no meio do entretenimento digital, em especial pelas produtoras cinematográficas, onde os elementos de escultura podem vir a ser utilizados como um apoio ao processo de filmografia. Um exemplo foi um dos grandes filmes que revolucionou o cinema na década de 90, Jurassic Park, do Steven Spielberg, onde foi inserido o 3D pela empresa Industrial Light & Magic, mas parte das filmagens era utilizado bonecos, todos eles proveniente de uma modelagem tradicional da Stan Winston
 

 

O Software Zbrush tem se tornado um programa muito usado nos últimos anos devido a facilidade de se trabalhar com ele, e por se aproximar bastante da forma tradicional de escultura. Uma forma fácil de se definir o rumo de um projeto é através do Sketch no Zbrush onde pode-se definir a forma do produto, seja ele um personagem ou objeto, de forma rápida, dessa forma dando um rumo mais determinado ao projeto, além de permitir ao modelador aproveitar o veio artístico do projeto.

bottom of page